Foto: Secretaria de Saúde de Santa Maria
Para garantir uma folia segura e saudável, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a equipe da Política HIV e Fórum Municipal do HIV, faz a “blitz da folia” em estabelecimentos noturnos para reforçar sobre a prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Na última sexta-feira (9), o Bloquinho da Prevenção visitou bares, clubes, distribuidoras de bebidas e boates, passando orientações e distribuindo insumos, como preservativos, gel lubrificante e testes rápidos.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
A iniciativa, que ocorre pela segunda vez no município, tem o objetivo de promover a prevenção combinada do HIV e das demais ISTs para que os foliões possam se divertir com segurança e tranquilidade, evitando ao máximo a transmissão de doenças. Desde sexta-feira, os servidores abastecem os locais visitados com insumos, disponibilizados de forma gratuita para os foliões.
Leia mais
- Ministério da Saúde dará nova destinação para R$ 17 bilhões não utilizados na pandemia de Covid-19
- Hospital Regional de Santa Maria faz a primeira captação de rins do ano
- Estado confirma primeiro foco de gripe aviária em 2024
COMO PROCURAR AJUDA EM CASO DE EXPOSIÇÃO
A Profilaxia pós-exposição do HIV pode ser realizada em até 72 horas depois da exposição ao vírus nas Unidades de Pronto Atendimento do município. Já a Profilaxia pré-exposição pode ser feita na Casa treze de Maio localizada na Rua Silva Jardim, 1.280, Bairro Nossa Senhora do Rosário e nas Unidades Básicas de Saúde de cada bairro, nesses locais também é possível realizar testagens rápidas para HIV, Sífilis e Hepatites.
* Com informações da prefeitura municipal de Santa Maria